Câmara Hiperbárica - Clínica Valdemarin

Câmara Hiperbárica

O que é

A câmara hiperbárica é um equipamento que proporciona uma aceleração nos processos de cicatrização e cura de feridas. Esse feito é realizado por meio da hiperoxigenação do sangue, de modo que o oxigênio, 100% puro e a uma pressão 2 ou 3 vezes maior que a atmosférica no nível do mar, possa chegar até a área lesionada para ajudar na recuperação de vasos sanguíneos e na reparação de tecidos.

A oxigenoterapia hiperbárica é conduzida por inalação, ou seja, o paciente inala o oxigênio, o qual se dissolve no plasma e, assim, se distribui por todo o corpo, chegando às áreas afetadas. Trata-se de um tratamento altamente eficaz, por possibilitar a chegada de oxigênio puro em localidades onde as células de cicatrização não conseguem cumprir a função.

Principais indicações

As principais indicações para a oxigenoterapia são: transtornos de cicatrização, infecções e queimaduras; enxertos comprometidos; isquemia e insuficiência arterial; infecções necrotizantes; intoxicação por monóxido de carbono; anemia aguda; abscesso cerebral; gangrena gasosa; aeroembolismo arterial; doença descompressiva; dentre outras complicações.

Ela também pode ser usada no pré e no pós-operatório da cirurgia plástica, como técnica complementar, preparando as células e contribuindo com a recuperação dos tecidos, respectivamente. Com isso, é possível diminuir os edemas e o risco de abertura de pontos.

Conforto e segurança

As câmaras hiperbáricas são feitas com material transparente para que o paciente não tenha sensação de claustrofobia e contam ainda com um botão que pode ser acionado caso a pessoa precise de algo. Além disso, durante as sessões, é possível assistir a filmes e séries da preferência do paciente, assim o tédio também não é um problema.

A oxigenoterapia hiperbárica apresenta riscos mínimos, além de ser indolor. Normalmente, o que os pacientes podem sentir é um pequeno desconforto no ouvido, como ao viajar de avião ou descer uma serra, devido à diferença da pressão do oxigênio, todavia isso é facilmente revertido.